Safra promissora: Roraima espera colher 360 mil toneladas de soja no ciclo 2022-2023
Por Redação
Postado em , atualizado em: 27/08/2023, 8:52
O investimento do Governo do Estado no setor agrícola, com atração de grandes empreendedores, regularização fundiária, melhoria da infraestrutura, aquisição de maquinários e insumos para beneficiar a agricultura familiar e indígena, tem apresentado resultados positivos ao longo de quatro anos.
Referente ao cultivo de grãos num todo, a Conab estima que a produção chegue à marca de 544,3 mil toneladas. Se comparado com a safra 2021-2022, em que houve o registro de 467 mil toneladas de grãos, o aumento esperado é de 16,6%.
O governador Antonio Denarium que o trabalho feito pelo Governo de Roraima no que tange a atração de negócios, melhoria da infraestrutura e regularização fundiária, entre outras atuações do eixo de desenvolvimento, proporcionou o crescimento do setor primário.
“Estamos fazendo tudo o que outros governos não fizeram em 30 anos. Por conta disso, Roraima está sendo visto hoje com um olhar diferenciado: um olhar de produtor. O nosso Estado é o único do Brasil acima da linha do Equador, plantamos na entressafra do país, temos um ciclo de chuva bem definido e uma topografia propícia para a produção de grãos”, avaliou o governador.
O progresso do setor primário tem sido constante. De 2018 para 2023, o Estado saltou de 38 mil hectares para mais de 120 mil hectares cultivados na atual temporada, um aumento de 226% de área plantada. Outro dado importante é o aumento de 17% na produtividade da soja entre 2018, quando havia a média de 40 sacas por hectare, e 2023, quando há a média de 58 sacas por hectare.
Conforme pontuado pelo secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, esse é o resultado de um trabalho feito por várias mãos para que houvesse uma boa safra. Ele também ressaltou o ótimo ambiente de negócios criado pelo Governo de Roraima para atrair investidores.
“Temos um Governo com políticas públicas que criam um ambiente de negócios favorável para que investidores venham a Roraima investir, produzir e gerar emprego e renda. E os produtores rurais trabalham diuturnamente para transformar a realidade das áreas produtivas de Roraima, produzindo alimentos que chegarão a diversas mesas. Sem dúvida alguma, nosso Estado vem crescendo muito”, afirmou.
O presidente da Aprosoja-RR (Associação Brasileira de Produtores de Soja em Roraima), Geraldo Falavinha, frisou que a abertura da colheita de grãos é um trabalho de um ano de cultivo. “O Estado é promissor. Com muito trabalho, a gente vai crescer e muito. Este ano, a produção vai chegar às 400 mil toneladas aproximadamente. Isso já é uma boa meta”, disse.
Investimentos em vários setores do eixo do desenvolvimento viabilizam exportação de grãos
Para que Roraima alcance patamares cada vez mais altos no mercado brasileiro, o Governo de Roraima tem realizado fortes investimentos essenciais para os setores de desenvolvimento.
Na infraestrutura, a atual gestão já recuperou cerca de 4 mil km de estradas e vicinais, além de recuperar 327 pontes de madeira em todo o Estado, o que perfaz um total de investimentos de quase R$ 70 milhões. Além disso, o Governo já está trabalhando na substituição de pontes de madeira por pontes de concreto, como as cinco já entregues e utilizadas pela população.
No eixo da regularização fundiária, a atual gestão já entregou mais de 10 mil títulos definitivos urbanos e rurais no Estado desde a criação do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima). Desse total, 2.186 títulos rurais definitivos, 5.795 títulos urbanos definitivos e 151 termos de ocupação foram entregues durante a atual gestão. Isso coloca o Governo em papel de protagonismo na garantia de segurança jurídica ao produtor de grande, médio e pequeno porte, além de empreendedores e investidores.