Desenrola Brasil abre inscrições para credores em busca de soluções financeiras

Por Redação
Postado em , atualizado em: 01/09/2023, 1:46

Confira o Perguntas e Respostas do Credor

 A partir de agora, o serviço da Plataforma estará disponível para que todas as empresas que têm dívidas a receber – tais como bancos, varejistas, companhias de água e saneamento, distribuidoras de eletricidade possam aderir ao programa e, na sequência, identifiquem suas dívidas e atualizem os valores. Os credores terão entre 28 de agosto e 9 de setembro para concluir a habilitação no Desenrola Brasil, que pode ser realizada no Portal Credor. Para acessá-lo é preciso entrar no site https://credor.negociedigital.com.br, usando seu eCNPJ com certificado digital.

O Portal Credor permite que todas as empresas que possuem dívidas a receber e realizam negativações acessem o programa. Os credores devem se cadastrar e assinar digitalmente o Termo de Adesão por meio do eCPF do representante legal cadastrado na Receita Federal. Em seguida, deverão atualizar as dívidas e fornecer informações necessárias para a conclusão do processo de habilitação. O processo competitivo será realizado sob a forma de leilão de maior desconto, delimitando as dívidas que terão garantia de cobertura de risco pelo Fundo de Garantia de Operações – FGO. O prazo para oferecer descontos será informado no Portal Credor e no site gov.br/desenrola.

É importante destacar que esta é uma fase do programa dedicada à inscrição de credores, à atualização das dívidas e à realização do leilão.

Os devedores já devem, nesse momento, providenciar ou atualizar a conta no site GOV.BR, com certificação prata ou ouro, para o acesso futuro à Plataforma. Também é muito importante atualizar as informações cadastrais. As orientações para o cadastro e níveis de contas estão disponíveis no gov.br/conta. A última etapa do Programa Desenrola Brasil, na qual os devedores poderão renegociar suas dívidas com os credores, está prevista para o final de setembro.

O QUE É – O Desenrola Brasil é um programa emergencial elaborado pelo Governo Federal para combater a crise de inadimplência que se abateu sobre o país com a pandemia e num cenário em que as taxas de juros mudaram radicalmente de patamar. O objetivo é ajudar as pessoas que se endividaram. Atualmente, o Brasil tem cerca de 70 milhões de negativados. Poderão ser renegociadas as dívidas negativadas nos bureaus de crédito de 2019 até 31/12/2022. A adesão ao programa por credores, beneficiários e bancos é totalmente voluntária.

Informações adicionais sobre o Programa estão disponíveis no site gov.br/desenrola

« Voltar