Testes rápidos agora são oferecidos em todas as UBSs de Boa Vista, para detecção e tratamento de doenças virais

Por Redação
Postado em , atualizado em: 01/09/2023, 1:08

Sífilis, HIV, Hepatite B e C são doenças virais detectáveis por meio dos testes rápidos imunocromatográficos, disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) de Boa Vista. O exame, feito com amostra de sangue, é um processo prático, rápido e sigiloso. O resultado sai em até 30 minutos, desde a coleta.

É necessário apresentar um documento oficial com foto e o cartão do SUS para realizar o exame. O teste é um processo prático e rápido, com resultado saindo em até 30 minutos e pode detectar doenças virais como sífilis, HIV, Hepatite B e C. A testagem tem sido importante no rastreio, detecção e tratamento precoce dessas doenças.

“Existe um protocolo formado pelo Ministério da Saúde a ser seguido em casos de resultados positivos. A testagem rápida é para diagnóstico e prevenção, pois caso o paciente teste positivo para doenças virais, o tratamento é prescrito imediatamente e a intervenção médica impede a contaminação de outras pessoas”, disse.

Prevenção às ISTs

O Ministério da Saúde alerta que a principal forma de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é com o uso de preservativos durante as relações sexuais. Especialistas afirmam que é fundamental evitar a reinfecção e tratar parceiros com testagem, tratamento e orientação.

Casos de Sífilis

Segundo o Ministério da Saúde, as notificações de Sífilis têm aumentado nos últimos três anos em todo o país. Em Boa Vista, casos da doença não têm sido diferente do cenário nacional. Nos primeiros oito meses deste ano, o município contabilizou 419 registros da doença..

Tratamento doenças virais

Caso o paciente teste positivo para infecções, o tratamento é prescrito pelo profissional de enfermagem ou médico. Atualmente, Boa Vista conta com a disponibilização dos medicamentos para Sífilis em todas as UBSs. Pessoas com HIV podem retirar os antirretrovirais em 18 unidades da capital.

Com informações PMR

« Voltar