Ideias promissoras e soluções progressistas são apresentadas pelos moradores de Boa Vista na primeira reunião do Plano Diretor
Por Redação
Postado em , atualizado em: 14/09/2023, 18:24
Boa Vista iniciou a segunda etapa de revisão do Plano Diretor, a etapa de proposições, com a realização da primeira reunião comunitária. O encontro ocorreu no Anfiteatro Orla Taumanan, no Centro, e contou com a presença de moradores dos bairros Calungá, São Vicente, São Pedro, Mecejana, Canarinho e Aparecida.
A população sugeriu propostas para melhorias em áreas como infraestrutura, meio ambiente e trânsito. As informações coletadas anteriormente foram utilizadas para definir diretrizes, objetivos, metas e ações específicas que guiarão o desenvolvimento urbano de Boa Vista.
O servidor público Vitor Costa soube da reunião e aproveitou a oportunidade para propor melhorias. “Acredito que todo cidadão deva participar desse processo. É uma oportunidade que estamos tendo de propor melhorias para a cidade onde vivemos e dizer como queremos ela para os próximos 10 anos” pontuou.
A reunião comunitária também contou a participação de entidades da sociedades civil. O presidente do Conselheiro Federal de Arquitetos do Brasil em Roraima, Nikson Dias, esteve presente e falou da importância da participação do profissional de arquitetura nesse processo.
“O Plano Diretor é um instrumento de trabalho diretamente dos arquitetos urbanistas. O arquiteto quando vai fazer um projeto, ele precisa verificar no Plano Diretor que com os apontamentos, ocupação, zonas, áreas institucionais, vias, fluxos, fluxogramas da cidade, eixos de crescimento. Então, os arquitetos urbanistas precisam estar presentes nessa construção. É no plano diretor que se determina, por exemplo, os eixos de crescimento das cidades, para onde serão os novos bairros, para onde a cidade vai se desenvolver, o que a cidade vai proteger enquanto patrimônio histórico, determina quais são os eixos de crescimento econômico, populacional e social da própria cidade de Boa Vista”, disse.
As reuniões comunitárias seguem até o dia 16, com mais 11 encontros, sendo nove na área urbana e dois na zona rural. O arquiteto e urbanista da Emhur, Paulo Ricardo Freitas, explicou que a cidade foi dividida em macroáreas, contemplando todos os bairros. “As reuniões não estão restritas aos moradores do bairro onde elas serão realizadas, elas também contemplam os bairros adjacentes. É muito importante que a população participe e dê sua colaboração nesse importante instrumento para o desenvolvimento da nossa Cidade”, disse.
Na área urbana, todas as reuniões começam às 18 horas. Já as duas reuniões na zona rural começam às 9 horas. Mais informações sobre o Plano Diretor, bem como os produtos já elaborados e a agenda de reuniões, estão disponíveis no site boavista.rr.gov.br/plano-diretor.
Confira o cronograma:
Dia 13/09
- – Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, Rua Macapá, 740, Nova Cidade
- – Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, Rua Antônio Ferreira de Souza, 156, São Bento
- – Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima, Rua S-27, 1299, Santa Luzia
Dia 14/09
- – Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Rua da Lua, 395, Cidade Satélite
- – Creche Proinfância Waldinete de Carvalho Chaves, Rua Delman Veras, Silvio Botelho
- – Escola Municipal José Arnóbio da Silva, Rua Pinto Martins, 499, Aeroporto
Dia 15/09
- – Escola Municipal Arco-Íris, Rua Massaranduba, 1551, Caçari
- – Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, Rua das Extremosas, 312, Pricumã
- – Praça Lidia Bacelar Cantel, Praça do 13 de Setembro
Dia 16/09
- – Sede da Cooperativa das Mulheres Agricultoras Independentes, Vicinal 1, Lote 236, Truaru
- – Sede da Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos, Estrada do Taiano, Oásis, Murupu