Deputados afirmam que visita de ministro traz segurança para pescadores

Por Cynedia Correia
Postado em , atualizado em: 25/09/2023, 17:12

ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula
Governador de Roraima Antonio Denarium e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula

Os deputados estaduais acompanharam na manhã desta segunda-feira (25) a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que na ocasião assinou acordos de intenção de cooperação técnica que têm como finalidade alavancar ainda mais a atividade no Estado. A solenidade, que contou com a participação de várias autoridades e pescadores, foi realizada no Ginásio Hélio Campos.

O Evento

O deputado Lucas Souza (PL) acompanhou o evento e destacou que a vinda de André de Paula representa um novo momento para Roraima. “É muito importante o ministro visitar o Estado para conhecer a nossa realidade pesqueira, que é uma geradora de emprego e renda, fortalece o nosso setor cultural porque muitas famílias tradicionais vivem da pesca. É uma sinalização da preocupação que o governo federal tem com Roraima. Eu disse para o ministro que o Brasil começa em Roraima e que o governo federal precisa começar também por aqui”, observou.

A deputada Catarina Guerra (União) destacou que a presença do ministro traz segurança para os pescadores artesanais. “Essa parte da pesca alcança vários pescadores da região e vai trazer benefícios e garantia com esse acordo firmado com o ministério, o Estado e outros órgãos, estimulando ainda mais a agricultura familiar, a pesca, priorizando a sustentabilidade”, reforçou.

Pesca Artesanal

A pandemia aliada a outros fatores, enfatizou o deputado Éder Lourinho (PSD), contribuiu para estagnar a pesca artesanal. “Nossos pescadores artesanais sofrem desde 2021. Primeiro foi a pandemia, depois a urina preta, que automaticamente deixou de se vender peixe. Logo em seguida, veio a questão do mercúrio e os pescadores de Roraima sofreram porque diminuiu o consumo e, consequentemente, a venda. Com certeza, agora, esse setor está recebendo investimento e vai voltar a crescer”, disse, ao ressaltar que um projeto de decreto legislativo (PDL), de autoria dele, transformou a federação dos pescadores artesanais em utilidade pública, podendo receber recursos públicos.

Na tarde desta segunda-feira, a comitiva do ministro estará em Iracema entregando vários equipamentos de pesca com barco, motor, malhador e caixa térmica. Os acordos de intenção envolvem o governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura (Seadi), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Primeiro, quero dizer da minha alegria por estar em Roraima ao lado do governador Antonio Denarium e dos deputados federais e estaduais cumprindo uma agenda extensa, mas muito produtiva. Já recebi o governador no meu gabinete e estamos estabelecendo parcerias, e não tenho dúvida de que serão muito importantes para que a gente possa avançar desenvolvendo a pesca e a aquicultura em Roraima”, disse o ministro.

Destaque

O governador ressaltou que a parceria com o governo federal é de fundamental importância para o desenvolvimento da aquicultura e piscicultura no Estado. “O ministro está conhecendo o nosso potencial e as nossas atividades para trazer melhorias para Roraima, pois a piscicultura e a valorização dos pescadores são muito importantes para a geração de emprego e renda e o crescimento econômico.”

O deputado federal Francisco Albuquerque (Republicanos) lembrou que a visita do ministro e a assinatura do termo de cooperação, aliada à entrega dos equipamentos para os pescadores, são resultado de uma articulação que se iniciou com a audiência pública há quatro meses no município de Caracaraí.

“Esse é um momento especial para Roraima porque isso nunca existiu, e tenho certeza de que o governo federal, através do Ministério da Pesca, vai revitalizar a pesca artesanal, que faz parte da agricultura familiar, uma atividade importante que estava morta há muitos anos. Vai revitalizar de modo geral, com assistência na parte da saúde e seguro-defeso, que o pescador recebia o que lhe é de direito seis meses depois do período defeso”, ressaltou Albuquerque.

A audiência foi promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Roraima, e reuniu representantes das bancadas federal e estadual, organismos federais e estaduais, sindicatos, associações e colônias de pescadores.

 

« Voltar