Ibama envia veterinários para atender botos no Amazonas
Por Redação
Postado em , atualizado em: 07/10/2023, 22:01
Um comando de incidentes liderado pelo Instituto Chico Mendes, com o auxílio de outras organizações, incluindo o Instituto Mamirauá e o Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia, foi estabelecido em Tefé.
As ações estão concentradas no monitoramento dos indivíduos vivos e recolhimento e necrópsia das carcaças, além de coleta de amostras para análise das possíveis causas do incidente e outras variáveis ambientais.
“Cabe destacar que protocolos sanitários têm sido adotados para a destinação das carcaças. Alguns animais estão feridos pelas lâminas dos barcos a motor, pois não há profundidade para mergulharem o suficiente para escapar das hélices. O ICMBio segue reforçando as ações para proteger as espécies, informou o órgão ambiental.
Monitoramento
Também está sendo realizado diariamente o monitoramento da temperatura da água, que ultrapassa 39º graus em alguns pontos do lago. A água muito quente pode reduzir o oxigênio dissolvido e, ao mesmo tempo aumentar a taxa respiratória dos peixes, que afeta o metabolismo e provoca morte por asfixia.
De acordo com o instituto, outro incidente está sendo acompanhado em Alto Juruá, envolvendo uma grande mortandade de peixes.
Com informações Agência