Secult e Ministério do Turismo se unem em série de visitas ao interior do Estado para impulsionar o turismo local
Por pratica
Postado em , atualizado em: 16/10/2023, 12:07
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do governo de Roraima recebeu representantes do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) para colaborar com um diagnóstico e reconhecer as oportunidades turísticas nas comunidades que participam do Projeto Experiências do Brasil Original (EBO)
Uma das regiões visitadas foi a da comunidade Indígena Raposa I, localizada no município de Normandia, cerca de 2h40 da capital roraimense. A região proporciona uma experiência pela culinária típica, com alimentos regionais como a mandioca e a damorida. Além disso, as equipes registraram uma das tradições locais que é trançar peças para artesanato, como bolsas e etnojoias. A oficina de trança faz parte do Projeto.
Ao todo, as equipes visitarão 12 experiências que deverão fazer parte do catálogo do Brasil Original, do MTur, entre as quais: oficina de panela de barro, oficina de confecção de arco e flecha, trilhas, como a da Cachoeira da Raposa, além de diversas outras oficinas da cultura indígena.
O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Brito, que acompanha os organizadores do Projeto, explica que as visitas têm surpreendido, pois mostram ainda mais a cultura roraimense para todo o Brasil.
“Estamos fazendo diversas visitas a lugares tradicionais da Raposa, registrando e conhecendo mais esses lados turísticos que são oferecidos pela comunidade, desde a oficina de confecção da panela de barro, que é o carro-chefe, até a pesca artesanal e também apreciação da natureza. Isso tem deixado todo mundo encantado. A partir desse momento, está tudo aberto para visitação”, destacou Brito.
A equipe do MTur e da UFF é composta por técnicos, organizadores e jornalistas, e finaliza a execução do Projeto Experiências do Brasil Original em Roraima, nesta quinta-feira, 12 de outubro.
SECOM RORAIMA
—