Combate à febre aftosa: Boa Vista dá início à segunda etapa de vacinação em áreas indígenas
Por pratica
Postado em , atualizado em: 17/10/2023, 14:17
Meta é atender cerca de 4.200 animais nas 17 comunidades indígenas da capital
A Prefeitura de Boa Vista iniciou a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023 na comunidade Truaru da Cabeceira. A meta é imunizar cerca de 1.200 animais de até 2 anos e vermifugar todo o rebanho em 17 comunidades indígenas, sendo 13 do baixo São Marcos e 4 do Murupu.
Há mais de onze anos, a campanha ocorre em Boa Vista de forma gratuita, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), para garantir mais saúde para os rebanhos e mais segurança e qualidade para a população indígena. Todos os insumos utilizados são fornecidos gratuitamente pela prefeitura, sendo eles, vacinas, vermífugos, agulhas, seringas, mata bicheira, pomadas, antibióticos, dentre outros.
O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto destaca que a equipe da secretaria segue o cronograma definido pelo Ministério da Agricultura. “Todas as 17 comunidades serão atendidas até o dia 25 de outubro, concretizando em mais um ano o trabalho feito por nossa equipe que é de contribuir para manter o rebanho das comunidades indígenas saudável e livre da Febre Aftosa”, frisou.
O primeiro Tuxaua da Comunidade Truaru da Cabeceira, Alcemir Duarte, agradeceu o apoio da Prefeitura. “Em mais um ano, temos a equipe da Smaai aqui vacinando e vermifugando o gado. Isso traz mais segurança para a nossa comunidade com o gado saudável”, finalizou.
A campanha segue até o dia 25, se encerrando na Comunidade do Darôra. Confira a programação: