Nova plataforma busca centralizar estudos sobre a Doença de Chagas

Por Redação
Postado em , atualizado em: 23/10/2023, 11:25

Estudos e amostragem do Barbeiro, transmissor da doença de chagas.

Iniciativa reúne Unicamp e USP

A ONG Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) lançou uma plataforma para a América Latina, reunindo informações sobre a Doença de Chagas. A iniciativa faz parte do consórcio Lola, que conta com instituições como a Unicamp e a USP.

O diretor da DNDi, Jadel Kratz, explica que a plataforma Open Chagas vai permitir a troca de informações entre diversos grupos de pesquisa e instituições para aprimorar o tratamento contra a doença. “É um projeto de ciência aberta, que visa abrir um canal seguro e estruturado para os pesquisadores de toda América Latina compartilhem os seus projetos de pesquisa acadêmica, que são realizados nas universidades com o time da DNDi para poder trabalhar juntos nesse objetivo comum de desenvolver novos tratamentos”, disse

A iniciativa recebe ainda financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo Barbeiro, inseto semelhante a um besouro. A infecção pode afetar diversos órgãos, como o sistema digestivo e o coração. Segundo o Ministério da Saúde, existem aproximadamente 1 milhão de pessoas com a doença no Brasil, que causa cerca de 4,5 mil mortes por ano.

Em todo o mundo, de acordo com o diretor da DNDi, existem cerca de 1 bilhão de pessoas afetadas por doenças negligenciadas.

Lembrando que na Região Norte, partes  do Pará, Amazonas e Acre também registram casos significantes de doença de chagas

Com informações Agência Brasil

« Voltar