Mais de um quarto dos inscritos no Enem 2023 não comparecem no primeiro dia de provas

Por Redação
Postado em , atualizado em: 07/11/2023, 12:38

Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média / Foto Agência Brasil

O balanço do dia de aplicação foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em coletiva de imprensa na noite deste domingo. Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Aumento de 13,1% no número de inscritos no Enem é comemorado pelo Ministro da Educação
Segundo o ministro da Educação, a tendência de queda na participação do Enem, que é a principal forma de acesso ao ensino superior no país, foi revertida com um aumento de cerca de 500 mil inscrições em relação ao ano anterior. Esse progresso foi considerado uma conquista pelo governo, que busca incentivar jovens a realizar o exame e ter a oportunidade de ingressar na universidade. A edição deste ano contou com 3.939.242 inscrições confirmadas, em comparação com 3.476.105 no ano anterior.
Além disso, a 25ª edição do exame foi a primeira a imprimir gráficos e figuras em formato colorido, facilitando a visualização para pessoas com daltonismo ou problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para acomodar pessoas com deficiência visual.

Incidentes

Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água. 

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.

 A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%). Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.

 

 

« Voltar