Representantes de comunidades indígenas de Roraima marcam presença na COP-28, em Dubai

Por Publish Publish
Postado em , atualizado em: 02/12/2023, 11:59

O evento inicia na nesta  quinta-feira (30) e segue até 12 de dezembro. A equipe é composta por uma delegação de quatro pessoas do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

A líder ambiental Sinéia Wapichana é uma das representantes — Foto: Raquel Wapichana/CIR

Uma delegação do Conselho Indígena de Roraima (CIR) viajou para Dubai para participar da Conferência de Mudanças Climáticas (COP-28), onde discutirão os efeitos da emergência climática. O evento acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

A equipe é composta pela coordenadora do departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) e coordenadora nacional do Comitê de Mudanças Climáticas, Sineia Wapichana, coordenadora estadual da Juventude Indígena de Roraima, Raquel Wapichana, a assessora ambiental do DGTA, Fátima André e a coordenadora administrativa financeira do CIR, Charlane Almeida

Uma delegação de lideranças indígenas da Amazônia viajou na sexta-feira (24) e participou da 10ª Reunião do Grupo de Trabalho Facilitador, discutindo sobre a implementação do segundo plano de trabalho trienal em pequenos grupos no domingo (26).

 

Sinéia Wapichana apresentou as propostas construídas no Grupo de Trabalho do Brasil, composto pelas organizações, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira (COIAB), Rede de Cooperação Amazônia (RCA) e Operação Amazônia Nativa (OPAM).

Esta é a terceira vez que Sinéia Wapichana integra a conferência. No ano passado, ela apresentou um aplicativo de celular usado pelos povos indígenas para monitorar os efeitos das mudanças climáticas na Amazônia.

Há mais de 10 anos, a líder acompanha as discussões climáticas no âmbito internacional da A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), focada na agenda indígena e a implementação de ações em nível local.

COP-28

A COP reúne 197 países e mais 200 líderes internacionais para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global.

A conferência vem sendo realizada anualmente desde 1995 (exceto em 2020, por causa da pandemia) e o termo COP é uma sigla em inglês que quer dizer “Conferência das Partes”, uma referência às 197 nações que concordaram com um pacto ambiental da ONU do início da década de 1990.

 

Fonte G1

« Voltar