Ações de acessibilidade na ALE-RR transformam realidade de pessoas com deficiência
Por Publish Publish
Postado em , atualizado em: 07/12/2023, 11:04
Além das legislações, Casa Legislativa comemora data com atividades comunicacionais mais acessíveis
Hoje, dia 05 de dezembro, é o Dia Nacional da Acessibilidade. A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou proposições parlamentares e tomou ações de inclusão para garantir que as pessoas com deficiência possam acessar e usar as dependências do Legislativo e de outros prédios públicos com autonomia. O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirma que o Legislativo é a “Casa do povo” e é importante garantir seus direitos.
“A acessibilidade é um compromisso que vai além das palavras, é uma ação concreta para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas capacidades, tenham igualdade de oportunidades. Na Assembleia Legislativa, estamos empenhados em promover medidas que tornem os ambientes mais acessíveis e, assim contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, argumentou Sampaio.
A ALE-RR demonstra comprometimento por meio da Resolução Legislativa 16/2017
Além das rampas de acessibilidade e os pisos táteis para cegos presentes na sede do Legislativo, a Casa tem promovido campanhas inclusivas utilizando intérpretes de Libras para as redes sociais (@assembleiarr). As ações são veiculadas no Instagram, Facebook e TikTok do parlamento roraimense, assegurando que o conteúdo seja acessível aos cidadãos, inclusive nas plataformas digitais.
Outra iniciativa da comunicação legislativa é o programa “Inclusão é Lei”, veiculado todas as manhãs de sextas-feiras, dentro do programa “Parlamento de Ponta a Ponta” da Rádio Assembleia (98,3 FM). Com participação de especialistas e pessoas com deficiência, o programa aborda temas relacionados à acessibilidade e inclusão, proporcionando informações e reflexões sobre um mundo mais inclusivo.
“O programa traz um pouco das histórias de superação dessas pessoas, os desafios cotidianos tanto pessoal quanto profissional. Essa vivência é relacionada às leis do parlamento estadual e com participação de profissionais, a exemplo de psicólogos e advogados. Dessa forma, buscamos levar mais acessibilidade por meio da informação”, disse Rhadachy Wakiyama, jornalista e apresentador do programa.
SupCom ALE-RR