Sim, é possível harmonizar vinho e panetone
Por Redação
Postado em , atualizado em: 23/12/2023, 18:59
O panetone é o doce mais aguardado das festas de final de ano, sendo facilmente encontrado nas prateleiras das lojas e supermercados. Sua presença é um sinal de que as celebrações de Natal e Ano Novo se aproximam.
Acredita-se que o panetone tenha sido inventado por padeiros milaneses, que buscavam criar um pão doce especial para celebrar o Natal.
Uma das lendas mais populares sobre a origem do panetone envolve um jovem chamado Toni, que trabalhava na padaria do nobre local. Diz-se que Toni criou um pão doce com ingredientes simples, como farinha, fermento, ovos, frutas cristalizadas e passas, resultando em um produto macio e saboroso, que se tornou rapidamente popular entre os clientes. Por isso, o pão passou a ser chamado de “pane di Toni” (pão do Toni), que eventualmente evoluiu para “panetone”.
Com o tempo, o panetone se tornou uma iguaria tradicional do Natal na Itália e, posteriormente, espalhou-se por outros países ao redor do mundo, ganhando diferentes variações de ingredientes e receitas, mas mantendo suas raízes festivas.
VINHO E PANETONE
Para harmonizar os dois, é importante escolher um vinho que não seja muito doce, já que o panetone já possui açúcar suficiente. Um vinho tinto de corpo médio ou um vinho branco levemente frutado são boas opções.
Um exemplo de harmonização seria um panetone de frutas cristalizadas com um vinho tinto seco, como um Cabernet Sauvignon ou um Merlot. Já para um panetone de chocolate, um vinho do Porto ou um vinho tinto mais doce, como um Malbec, podem ser boas escolhas.
Lembre-se de que a harmonização é uma questão de gosto pessoal, então experimente diferentes combinações para encontrar a que mais lhe agrada. E, é claro, desfrute do vinho e do panetone com moderação.