Pós-Dia das Crianças: conheça as regras da troca de presentes

Por Redação
Postado em , atualizado em: 11/10/2023, 23:04

Fotos: Marley Lima

Com o Dia das Crianças já passado, é comum que algumas crianças desejem trocar os presentes que receberam. No entanto, é importante lembrar que existem algumas regras que devem ser seguidas nesse processo.

“É importante que as crianças sejam informadas sobre seus direitos, pois nós as temos como as grandes propagadoras de informações e, na medida em que elas conhecem seus direitos, nós temos uma grande chance da cultura do consumo consciente, da prática consumerista de maneira correta”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

Na hora da compra, é necessário verificar se o produto está com a precificação correta, as formas de pagamento, preço final, os brinquedos precisam ter o selo do Inmetro e o comprador deve sempre pedir a nota fiscal. “Que também o consumidor tenha momento de teste, tenha uma segurança a mais e confortável para pesquisa de preço e aliar a qualidade ao valor”, complementou Mileide.

Pós-compra

Política de troca das empresas: não há obrigatoriedade para troca de produtos que não apresentem defeitos, mas se a loja se coloca à disposição para trocar, ela deve fazê-lo;

Prazos de garantia: o único prazo de garantia previsto no Código de Defesa do Consumidor é de sete dias para itens comprados em lojas virtuais, catálogos ou delivery, o chamado direito ao arrependimento. Em lojas físicas, a garantia seguirá a política da empresa.

“Para que esse pós-compra seja satisfatório para o consumidor, que ele tenha auxílio do Procon Assembleia neste sentido, é importante que se mantenha informado”, concluiu a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

O Serviço de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Ainda há dois canais para atendimento virtual: WhatsApp (95) 98401-9465 e o https://al.rr.leg.br/procon/ onde é possível anexar fotos/vídeos para complementar o registro da demanda.

SECOM ALERR

« Voltar