Mercado de livros cresce: Brasil registra 25 milhões de compradores engajados na educação

Por Redação
Postado em , atualizado em: 20/12/2023, 11:57

Um estudo ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais para identificar o perfil e hábitos dos compradores de livros no Brasil. Os resultados mostraram que 16% da população acima de 18 anos comprou pelo menos um livro nos últimos 12 meses.
Foto: Reprodução

As principais razões apontadas para a compra de um livro são o crescimento pessoal e o lazer. Em relação às atividades de lazer, além da leitura, redes sociais (50,8%) e serviços de streaming (44,3%) foram os preferidos.

Segundo Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, a pesquisa Panorama do Consumo de Livros foi criada para analisar o perfil e os hábitos de compradores de livros no Brasil. Os resultados destacam a importância de ações que promovam a leitura e reforçam a necessidade de uma política eficiente para formação de leitores e fortalecimento do livro no país.

Quanto aos hábitos de compra

55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisições online, atraídos pelas ofertas e pela conveniência deste canal. Por outro lado, 40% dos consumidores ainda optam pela compra presencial, valorizando a experiência de ter o livro em mãos antes de adquiri-lo. Para estes, a capa do livro e as recomendações dos vendedores são aspectos importantes na hora de decidir pela compra. As datas especiais, como a Black Friday (21%) e a Semana do Consumidor (17%), também foram apontadas como bastante relevantes para os compradores.

“Em relação à produção de dados, o estudo coloca o mercado brasileiro do livro em patamar semelhante àquele observado em mercados mais maduros, pois a partir de agora teremos uma pesquisa focada na indústria, outra no varejo e outra no consumidor. É uma nova ferramenta para apoiar a tomada de decisão dos agentes da cadeia produtiva do livro”, disse Mariana Bueno, coordenadora de pesquisa da Nielsen BookData.

Nos últimos 12 meses, 54% dos consumidores compraram livros físicos e 15% adquiriram livros digitais. Dos que compraram livros digitais, 81% preferem o formato de e-book e 50% leem principalmente no celular. A maioria dos consumidores de e-books e audiolivros compram com desconto, com 63% adquirindo em promoção.

Em relação à última compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a não ficção para adultos é o gênero mais popular, com 57,1%, seguido por científicos, técnicos e profissionais (18,9%), infantil (8,8%) e juvenil (8,1%).

Não compradores

O estudo revela ainda que para os não compradores, o hábito de leitura é uma atividade importante, porém a maioria aponta preço, ausência de loja e falta de tempo como os maiores fatores para desmotivar ou não efetuar a compra de livros.

Prêmios literários

Em relação à popularidade dos prêmios literários, 45,1% dos compradores de livros responderam que o Prêmio Jabuti, realizado anualmente pela CBL e que chega este ano à sua 65ª edição, é o mais conhecido no país. Entre os não compradores, 16,5% conhecem a premiação.

Quanto ao preço dos livros, os entrevistados responderam que consideram as promoções e descontos na hora de decidir pela compra de livros. Sessenta e três por cento relataram ter adquirido livros com desconto e 73% pretendem comprar livros nos próximos três meses.

Metodologia

Um estudo realizado em outubro de 2023 com 16 mil entrevistas em todas as regiões do Brasil e estratos socioeconômicos analisou o comportamento de compra de livros por pessoas maiores de 18 anos, incluindo compradores e não compradores. A margem de erro foi de 0,8% e o nível de confiança de 95%.

 

Com informações Agência Brasil

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