As vendas online representam mais de 40% da receita das pequenas empresas.
Por Redação
Postado em ,
Para os proprietários de pequenas empresas no Brasil, o comércio digital se tornou uma realidade inescapável. Atualmente, o setor responde por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios” do Sebrae, cerca de 70% das pequenas empresas brasileiras utilizam ferramentas digitais para realizar vendas. A digitalização ocorreu de forma mais intensa nos setores de Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo, onde aproximadamente metade do faturamento é proveniente de canais online.
A Ascenção do Comércio Digital no Brasil e sua Influência nas Pequenas Empresas
O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado mostra um avanço. “O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”, comenta.
Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente. “Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”, analisa. “Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, acrescenta.
Números da pesquisa
– Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.
– Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular,
– 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais;
– Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são
- Economia Criativa (55%),
- Logística, Artesanato e Turismo (49%)
– As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).